Hoje, faz anos o Z., uma das melhores pessoas que conheço. A sua boa disposição, a sua disponibilidade, as suas qualidades fazem do Z. um dos meus melhores amigos. Um grande, grande beijo de parabéns!
domingo, 30 de maio de 2010
A Festa
Não defraudou as minhas expectativas a festarola de quarta-feira. Vieram mesmo alguns dos antigos colegas/amigos e, depois de um jantarinho de confraternização à pressa, lá fomos todos para a sala de espectáculos . Tivemos oportunidade de homenagear uma colega que se aposentou recentemente, assistimos às actuações de convidados, dos nossos alunos, de professores e de funcionários. O ambiente foi de harmonia, de alegria e de saudade pelos bons momentos. Para mim, já cá cantam 18 anos nesta escola e, apesar das coisas menos boas que também fazem parte, foram tempos bonitos e sadios. Venham mais!
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Já 20 anos
Na próxima quarta-feira, vamos comemorar os 20 anos da minha escola com uma gala, que mais não é do que um pretexto para juntar professores e funcionários actuais com os que por lá passaram. Vai ser muito agradável reencontrar novos e velhos colegas, alguns já reformados, e matar saudades dos tempos em que tudo se fazia com muita vontade e empenho pela escola, pelos alunos, por nós próprios. É claro que agora também se trabalha com afinco, objectivando um processo educativo dos nossos alunos harmonioso e cativante. O que acontece é que competimos com muitas tecnologias novas e a grande falta de valores por parte das famílias não permite o reconhecimento do saber e da escola, desmotivando gradualmente muitos profissionais excelentes.
domingo, 23 de maio de 2010
Maçã de Adão
O meu caríssimo amigo Vítor Encarnação publicou mais um livro. Chama-se Maçã de Adão e percorre a vida de um homem desde a infância até à velhice. É um livro intensíssimo, que devorei num ápice e do qual fica aqui um excerto - só para abrir o apetite.
"A poesia é gostar de ver o mar
porque só o mar todo
tem tanto sal
como as lágrimas
dos seres perdidos."
Depois, hei-de mostrar mais.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Fixe!
Estou a começar a "achar uma certa graça" (expressão utilizada pela filha mais velha) ao Facebook. Foi graças a essa rede social que retomei o contacto com colegas da Faculdade, de quem não sabia há muitos anos. Já "sou amiga" da A., do L., da A., da C., do S., da A. (há muitas colegas, cuja inicial é o "A"; devia ser moda na década de 60...) e é super-divertido ver os efeitos do tempo nas fotos deles e descobrir o que aconteceu nas suas vidas. Agora, é só não perder o contacto de novo.
terça-feira, 18 de maio de 2010
sábado, 15 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Cegonhas
Por aqui, os postes de alta tensão têm mais do que uma serventia. Para além de segurarem os fios e de transportarem a electricidade, são verdadeiros "blocos de apartamentos" de cegonhas. Umas moram nos andares de cima e outras nos de baixo. É um enlevo vê-las a cuidar dos filhotes e a baterem os bicos ou a cuidarem da vida.
Faltam papoilas
Nasci no litoral alentejano e amo aqueles locais todos, que me apaziguam sempre que lá vou. No entanto, já vivo no Ribatejo há perto de 40 anos e sinto-me cá muito bem. Aprendi a admirar estas gentes aguerridas e estas planuras, salpicadas de gado e flores. E é nestes campos verdinhos, a perder de vista que me enlevo com os tufos de flores amarelas, ocres, lilás, brancas... Todavia, não vejo papoilas e a falta que elas fazem num campo! Uma papoila dá muita graça à Natureza!
quarta-feira, 12 de maio de 2010
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Até podia, mas não...
Eu até podia congratular-me pela vitória do Benfica no campeonato, mas como o Benfica não se anima com os meus sucessos e os seus jogadores e dirigentes é que ganham muito, rejubilo por: as minhas maravilhosas filhas; os meus pais estarem comigo e com a saúde possível; os meus familiares e amigos, que me dão tanto apoio; o meu trabalho, que me preenche e me dá tantas alegrias; e as saborosíssimas favas que comi ao almoço, confeccionadas pela mamãe, pois então.
domingo, 9 de maio de 2010
Caracolagem - II
Mais notícias sobre a caracolagem: apesar de não me desagradar de todo a perspectiva de enriquecer com a comercialização da baba dos ditos (confesso que estava preocupada com a forma como as senhoras se manteriam quietinhas, enquanto o apressado bicho deslizava pelos seus corpos...), descobri à poucochinho qual é, afinal, o fado dos caracóis do meu quintal. Graças ao meu papá que é um excelente chef d' escargots, o destino destes seres é o TACHO! Tungas! Foram deliciosamente cozinhados à moda do Alentejo e apreciados com uma cervejinha fresquinha. Fui parcialmente vingada! Sim, que ainda há muitos, por aqui. Nos aguardem, malfadados predadores de vegetais.
sábado, 8 de maio de 2010
Caracolagem
Apre! O raio dos caracóis comeram os girassóis que semeei, no jardim! Há-os às centenas, aqui pelo quintal! Já me lembrei se será uma invasão, não de extra-terrestres, mas desta espécie de lesmas de muito boa boca, que degustam desde os legumes às folhas das árvores. Também me ocorreu que poderia ser culpa da nuvem de cinzas do vulcão da Islândia. Vai-se a ver e é apenas um sinal dos fados para eu mudar de ramo e me dedicar à comercialização da milagrosa "Baba de caracol". Como desconheço a fórmula de preparação do fabuloso cosmético, era só alinhar as senhoras interessadas no relvado e despejar os bicharocos nos locais a alindar. Hum... Não sei, não sei...
domingo, 2 de maio de 2010
Dia da Mãe
Dia de dar mimos e beijinhos às mães, que hoje é a data assinalada para o efeito. Eu já dei e já ganhei.
Mas também os dou e também os ganho nos outros dias.
Uma espécie de Romeu e Julieta
Ainda em relação à peça que vimos na sexta, quando Adela se suicidou, depois de saber que a mãe tinha dado um tiro no seu amado (que, por sinal, era o noivo da sua irmã Angústias), murmura a F., emocionada:
- Ah, tem o seu quê de Julieu e Rometa!
sábado, 1 de maio de 2010
A Casa de Bernarda Alba
Muito, muito boa a encenação de João Rosa de A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, que foi levada à cena no Palácio da Independência, em Lisboa.
Como tinha a participação especial do Coro Audite Nova Lisboa, em que cantam os nossos colegas e amigos Z. e R., lá fomos, a F., o Z. C. e eu, assistir à última representação, ontem. Uma peça intensíssima, com extraordinárias interpretações de Ângela Pinto, Catarina Gonçalves, Paula Guedes e outras grandes actrizes.
Livros gelados
- Sabias que um dos livros para a final do Concurso Nacional de Leitura é o Mc Flurry, do Mark Twain?- perguntou-me a F., numa das nossas muitas conversas sobre escola.
- "Mc Flurry"?! Do Mark Twain?! Não será o Huckleberry Finn? É que o "Mc Flurry" não é do Mark Twain, é do Mc Donald's...
As trocas da F. são diárias e bastante frequentes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)