terça-feira, 30 de abril de 2013

Diametralmente opostas?

Acho até que tenho algumas qualidades profissionais e um relativo sucesso nesta área. Assim a minha vida amorosa fosse paralelamente equivalente...

domingo, 28 de abril de 2013

Tudo é relativo

  1. caixa de recordações nº 1 parcialmente revolvida;
  2. leitura de página de diário com 17 anos;
  3. sorriso;
  4. data: 8 de junho - dia de aniversário da mãe;
  5. "Hoje a minha mãe faz 41 anos. Que velha que está!"
  6. gargalhada macabra.

Bolas! É só um sonho!

Estou a sonhar que estou aqui. Sei que é um sonho visto que estou apenas sentadita na mesa da sala de jantar a corrigir textos livres como se não houvesse amanhã!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pedagogia

Neste dia de comemorar a Liberdade, preparei a minha primeira aula observada, que terá lugar na próxima semana. Depois de ter falado com a minha avaliadora, enviei-lhe os documentos e recostei-me no sofá. Fez  todo o sentido repensar a prática letiva: talvez sem inovar, mas reorganizando tudo, obriguei-me a relfetir e a concluir sobre o que seria melhor para a aula daqueles miúdos, com aquelas características. 
É claro que o faço quotidianamente; será, talvez, de modo mais automático e não tão ponderado. 
Estas obrigações são importantes: relembram-me de que é isto que eu amo!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Delícia

Às 13.20 de hoje entrei em modo "fim de semana". 
E é tão bom!...

sábado, 20 de abril de 2013

Não fui muito romântica...

Às tantas não soube escolher bem os concertos, este ano...

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Epistolografia

Na quarta feira, esteve cá uma prima com quem eu me correspondia em catraia e que já não via há um ror de anos. A propósito, fui buscar as cartas dela, que ainda guardo junto com muitas outras de amigos e correspondentes nacionais e estrangeiros. E foi ver as minhas crias deliciadas, degustando a minhas cartas,  extasiadas com a doçura da sua recordação. A tal ponto que me obrigaram a enviar mensagens no facebook para pessoas com o nome da minha correspondente japonesa preferida, na ânsia de um reencontro!

Cada vez menos livre

Como amanhã estarei pelo CCB, hoje desunho-me em afazeres. E chamo-lhe eu "Dia Livre"... 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Parabéns, C.!

A C. faz hoje anos. 
Apesar de não ser uma amiga de longa data, promovi-a logo e sem dificuldade a "queridíssima amiga". É uma moça com sentido de humor, empenhadíssima, preocupada, disponível e, o melhor de tudo, faz-te sentir o centro do universo quando está contigo.
Beijo enormesco, minha C.!

Máxima

As decisões são sempre soberanas até abdicarem.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

É a crise...

Como sempre, os alunos de 9.º ano que acompanhei hoje à representação da peça Auto da Barca do Inferno gostaram muito e portaram-se bem. Aquela companhia (O Sonho) consegue interagir de forma muito positiva com os alunos, mantendo o texto integral com muita criatividade. O inusitado foi o facto da sala de espetáculos estar apenas destinada à nossa escola e a mais uma turmita de outra escola. Nunca tal houvera visto! A crise está mesmo instalada, até no teatro!
A tal ponto que, na parte da tarde, estávamos no CCB, no Museu Coleção Berardo e recebo um telefonema da mesma companhia, onde tínhamos agendada a presença numa representação de outra peça para o 8.º ano, para a próxima terça-feira, para a qual tínhamos confirmado apenas 60 alunos contra os 100 previstos, informando-me que não era possível manter a representação porque éramos a única escola presente nessa sessão e , assim, não dava o custo para a receita! Escusado será dizer que só temos 60 dos 100 alunos previstos devidos às dificuldades das famílias em pagar o custo do bilhete e o transporte.
E é triste...

sábado, 6 de abril de 2013

Citação (outra, roubada ao mesmo amigo)


"O amor é o início. O amor é o meio. O amor é o fim. O amor faz-te pensar, faz-te sofrer, faz-te agarrar o tempo, faz-te esquecer o tempo. O amor obriga-te a escolher, a separar, a rejeitar. O amor castiga-te. O amor compensa-te. O amor é um prémio e um castigo. O amor fere-te, o amor salva-te, o amor é um farol e um naufrágio. O amor é alegria. O amor é tristeza. É ciúme, orgasmo, êxtase. O nós, o outro, a ciência da vida.
O amor é um pássaro. Uma armadilha. Uma fraqueza e uma força." - Joaquim Pessoa, in Ano Comum

quinta-feira, 4 de abril de 2013

...

É sina minha perder-me no azul...
Pena a muita, muita chuva.

Gosto mesmo, mesmo muito...

... do jornal do meu agrupamento de escolas!
http://www.a-e-s-c.info/jornal_da_escola_4.html

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Citação (roubada a um amigo...)


"Com os livros, não há amabilidade. Estes amigos, se passarmos o serão com eles, é porque realmente temos vontade disso. A eles, pelo menos, muitas vezes só os deixamos a contragosto. E quando os deixamos, não temos nenhum desse pensamentos que estragam a amizade: — Que terão eles pensado de nós? — Não tivemos falta de tacto? — Teremos agradado? — nem o medo de sermos esquecidos por um deles. Todas estas agitações da amizade expiram no limiar dessa amizade pura e calma que é a leitura. Também não há deferência; só rimos com o que diz Molière na exacta medida em que lhe achamos graça; quando ele nos aborrece, não temos medo de mostrar um ar aborrecido, e quando estamos decididamente fartos de estar com ele, pômo-lo no seu lugar tão bruscamente como se ele não tivesse nem génio nem celebridade. A atmosfera desta pura amizade é o silêncio, mais do que a palavra. Porque nós falamos para os outros, mas calamo-nos para connosco mesmos. É por isso que o silêncio não traz consigo, como a palavra, a marca dos nossos defeitos, das nossas caretas. Ele é puro, é verdadeiramente uma atmosfera." - Marcel Proust, in O Prazer da Leitura

terça-feira, 2 de abril de 2013

Bora!

Regressei à escola para o 3.º período. Não custou, o sol brilhava, as minhas turmitas são fofinhas e assim, os dias são maiores.
Vamos lá!