terça-feira, 25 de novembro de 2014

Vá de yoga!

E é isto: o yoga está ser-me extremamente útil para aliviar as minhas partes musculo-esqueléticas, após horas de correção de testes. Assim, intervalo de quando em vez para pôr o rabito para o ar em carpa ou elevar a lombar do chão, com as mãos... Não sei como se chama a posição, mas tem uma designação específica. Todas têm; ele é gafanhoto, ele é camelo, ele é guerreiro, ele é pensador, eu sei lá, sei lá!... 

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Lírica, sou uma lírica

Gastei 3 semanas de aulas a ensiná-los a escrever um texto de forma organizada e correta e hoje, no teste, era vê-los a... não fazer nada disso!
O meu lirismo escorreu pela sarjeta, junto com a chuva.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Negrume

Os olhos ternos das palavras estão fechados neste silêncio.

sábado, 15 de novembro de 2014

Luz

Se, da primavera, destaco as cores; do outono, destaco a luz: intensa, amarelada, faiscante ... outonal, enfim.

Sempre aquecem os interiores...


domingo, 9 de novembro de 2014

1989

...tinha eu 25 anos e pensava que mundo estava arrumadinho, entre o leste e o ocidente.
Aliás, na faculdade, aprendíamos as grandes diferenças entre a DDR e a BRD, sendo que pouquíssimos de nós tinham ainda visitado a Alemanha de leste. 
Lembro-me que a minha filha mais velha tinha pouco mais de 7 meses e eu fazia estágio na Escola Secundária Josefa de Óbidos. Tinha uma turma de 8.º ano de português e um 10.º ano de iniciação de alemão. Foi o último ano em que lecionei alemão e a queda do muro tocou-me particularmente.
Foi uma emoção tremenda testemunhar a alegria de um povo estraçalhado pela guerra, marcado por uma divisão imposta por aqueles que arvoravam ideais de libertação. 
Caiu o muro de Berlim há 25 anos. Quantos mais persistem por aí?

sábado, 1 de novembro de 2014