domingo, 9 de novembro de 2014

1989

...tinha eu 25 anos e pensava que mundo estava arrumadinho, entre o leste e o ocidente.
Aliás, na faculdade, aprendíamos as grandes diferenças entre a DDR e a BRD, sendo que pouquíssimos de nós tinham ainda visitado a Alemanha de leste. 
Lembro-me que a minha filha mais velha tinha pouco mais de 7 meses e eu fazia estágio na Escola Secundária Josefa de Óbidos. Tinha uma turma de 8.º ano de português e um 10.º ano de iniciação de alemão. Foi o último ano em que lecionei alemão e a queda do muro tocou-me particularmente.
Foi uma emoção tremenda testemunhar a alegria de um povo estraçalhado pela guerra, marcado por uma divisão imposta por aqueles que arvoravam ideais de libertação. 
Caiu o muro de Berlim há 25 anos. Quantos mais persistem por aí?

Sem comentários: