domingo, 2 de novembro de 2008

Felicidade

No meu aniversário, uma amiga ofereceu-me um livro de uma autora que eu já tinha visto nos escaparates das livrarias, mas da qual eu ainda não tinha lido nada, Jodi Picoult. Quando há uns dias estive doente e não fui trabalhar, peguei no dito e devorei-o num ápice. Chama-se 19 Minutos e começa com um provérbio chinês: "Se não mudarmos a nossa direcção, acabaremos por chegar aonde vamos."
Pareceu-me muito bem e continuei a surpreender-me com reflexões sobre a felicidade:
  • "Há duas maneiras de ser feliz: melhorar a nossa realidade, ou baixar as nossas expectativas."
  • "Sabia qua havia uma diferença entre algo que nos faz felizes e algo que nos faz infelizes. O truque era convencermo-nos a nós próprios de que ambos eram a mesma coisa."
  • "...o aumento exponencial da felicidade - os momentos em que o quociente se alterava rapidamente após um incidente que desencadeava o processo. Concluíra que o resultado era variável, baseado não no evento que tinha causado a variável, mas sim no estado em que nos encontrávamos quando ocorrera. Por exemplo, o nascimento de um filho é uma coisa, quando temos um casamento feliz e estamos a planear formar uma família; é algo completamente diferente quando temos dezasseis anos e engravidamos uma rapariga. O tempo frio é perfeito quando vamos esquiar, mas uma desilusão se por acaso quisermos passar um fim-de-semana na praia."

Sem comentários: