domingo, 21 de março de 2010

A propósito do Dia Mundial da Poesia

Hoje, Dia Mundial da Poesia, andei a procurar numas velhas cassetes a gravação feita pela Maria Bethânia do "Cântico Negro", do José Régio, para que a minha filha mais nova o pudesse degustar como eu fiz, naquela velha gravação, já com quase 30 anos. Não a encontrei e foi pena, pois considero a versão deste poema feita pela Maria Bethânia a melhor que já ouvi.
Curioso foi que, na quarta-feira, alguém que admiro partilhou desta opinião no recital de poesia que foi dinamizado por um grupo de professores da minha escola. É verdade, neste evento fantástico, contámos com a presença de dois poetas da terra, Piedade Salvador e Domingos Lobo - que abrilhantaram a sessão com os seus poemas - e com Vítor de Sousa, que, para além da sua simpatia e talento, referiu também considerar fantástica a forma como aquela cantora baiana diz o "Cântico Negro". Se puderem, ouçam e digam de vossa justiça. (E encontrei gravações inesperadas, como a dos meus primos R. e F. em crianças a contar uma história; as minhas filhas a conversarem imenso; e um amigo alemão que me enviou uma cassete a conversar comigo, como se junto de mim estivesse!)
Só mais um apontamento para referir o meu orgulho pelos professores do meu Agrupamento de Escolas que se têm empenhado em actividades espectaculares, com uma dinâmica que me deixa muito contente. A todos o meu agradecimento sentido.

Sem comentários: