segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Poesia

Hoje, conheci pessoalmente um poeta e conheci parte da sua alma. Chama-se José Luís Cordeiro e publicou o seu primeiro livro, Transparências da Alma. E um dos seus poemas é assim:

"Árvore que sou"

Há-de vir um dia em que o tempo
Se desviará do meu caminho
Ficará sentado no passeio da minha rua
Olhando as estrelas do céu
E eu serei sua companhia
Beberei toda a energia que ele me der
Recuperarei abraços se ele assim quiser
E fumarei a noite até ser dia

Nesse dia
Quando o tempo se desviar do meu caminho
Conseguirei acalmar a brisa com o pensamento
Enrolarei os meus braços em redor do vento
E serei capaz de ser eu outra vez

Nesse dia
Ao ver o tempo sentar-se no passeio da minha rua
Desenharei a sua sombra
E iluminarei a sua presença na minha mão
Não haverá mais demoras
Nem reservas para a dança das horas
Porque será o dia da libertação
Libertarei os fantasmas que me atormentam
Olharei as árvores a partir do cimo
Trocarei as letras da palavra «futuro»

Nesse dia
Olharei também, com o tempo, as janelas do céu
E traçarei o caminho que é só meu
Conseguirei destruir os laços que fui dando
Desviar-me-ei das rotas que fui criando
E serei capaz de ouvir a minha própria voz

Nesse dia
Ao fumar o tempo que é magia
Descobrirei as noites envoltas em alegria
E irei contar lendas de princesas felizes
Olharei a árvore que sou
Tocarei as minhas próprias ramificações
Serei o total das minhas recônditas emoções
E renascerei a partir das minhas raízes.


Feliz Dia da Poesia!


Sem comentários: