segunda-feira, 30 de abril de 2012
sábado, 28 de abril de 2012
sexta-feira, 27 de abril de 2012
quarta-feira, 25 de abril de 2012
25 de Abril
Quando aconteceu o 25 de Abril de 1974, eu tinha 9 anos. Faço parte da geração intermédia, ou seja, vivi o acontecimento, mas ele para mim não teve, na altura, o significado que lhe deram as gerações mais velhas. Parece-me, então, que a responsabilidade é maior: temos de preservar os seus ideais sem os ter sentido na pele. Não é impossível, é mais difícil. Quando falo do 25 de Abril às minhas filhas, elas percebem que o vivi, mas que não o senti.
Muitos portugueses já nasceram em liberdade e não se dão conta do que é não a ter. Costuma dizer-se que só se dá valor a algo depois de o perdermos. Esperemos que não, que as gerações mais novas preservem sempre o estado de direito fruto da revolução dos cravos.
Viva o 25 de Abril! Viva Portugal!
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Dia do Livro
Desde que me lembro de mim que não há um dia sem livros. Emprestados, oferecidos, comprados novos ou em segunda mão, os livros sempre me acompanharam. Com eles descobri, imaginei, conheci, degustei palavras e emoções. Com eles vou continuar a fazer tudo isto.
Sem livros, seria difícil viver.
domingo, 22 de abril de 2012
Ninguém soube de nada
O relatório PISA dá conta que mais de 90% dos alunos afirmaram ter uma imagem positiva dos seus professores. Também revela que os docentes portugueses são os que têm a imagem mais positiva de entre os 33 países da OCDE. Refere, ainda, que estão sempre disponíveis para ajudas extra e que os alunos mantêm com eles um excelente relacionamento.
Estou enganada ou o Miguel Sousa Tavares não comentou nada disto? Pois claro que não! Não poderia, visto que não são dados a denegrir a imagem dos professores.
sábado, 21 de abril de 2012
quinta-feira, 19 de abril de 2012
O propósito deles foi atingido
Aproveitando a Proposição d' Os Lusíadas, desafiei os meus alunos a realizarem uma produção oral subordinada ao tema "O meu propósito é...". Gastei duas aulas, mas valeu a pena! Foi emocionante vê-los enfrentar o seu nervosismo, partilhar os seus sonhos, confiar-nos as suas angústias.
Alguns foram demasiado sintéticos e espelhavam o seu constrangimento num par de afirmações rápidas. Outros tremiam e procuraram com bravura superar a sua insegurança. Poucos se mostraram bem organizados no discurso, mas, de um modo geral o balanço que fizemos foi muito positivo e aprendemos todos com os trabalhos uns dos outros.
Claro que lhes dei conselhos sobre os seus objetivos, os alertei para coisitas, como faço às minhas próprias filhas. Eles deixaram e eu senti-me muito bem.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Antero
Queria homenagear hoje Antero de Quental, visto que se comemora o seu 170.º aniversário, mas não aprecio a sua escrita.
Olhem, vejam lá se vocês gostam!
segunda-feira, 16 de abril de 2012
The girl who kicked the hornet's nest - II
Depois de concluída a leitura do 3.º livro da saga Milllenium, prefiro, claramente o título em inglês. Onde será que foram desenterrar a proposta portuguesa? Do meu ponto de vista, Lisbeth Salander nem é a protagonista do terceiro volume...
Mas em inglês, português ou, who knows, em sueco, é de ler! Muito!
sábado, 14 de abril de 2012
Bobagens
Há pouco, vi escrito numa parede "A luz ardeu!". Parvo. Ainda mais parvo seria "O lume ardeu!". Ou "A água molhou-se!". Quase tão palerma como o objetivo de vida de um aluno que era "afogar um peixe". Pois...
Inflamação
Nova amigdalite. Devo ter outras "ites" mais, porque ontem estava cheia de dores no corpo e algo febril. Há já algum tempo que não me sentia tão péssima e a cria mais nova surpreendeu-se com a minha lamechice, que é rara, mesmo com grandes maleitas. Agora já não me sinto tão mal, mas, ao olhar pela janela, fico arrepiada.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
terça-feira, 10 de abril de 2012
De volta
E lá se iniciou o 3.º período.
Reforcei o reforçável, insisti no fulcral, acordei datas, salientei factos, enfim, a rotina voltou. E com ela revi o sorriso e a tagarelice dos miúdos, agastei-me com a sua irreverência, sorri dos seus disparates...
Daqui ao final do ano letivo será um pulinho, saltitante em feriados consoladores.
Vai ser bom!
domingo, 8 de abril de 2012
quinta-feira, 5 de abril de 2012
The girl who kicked the hornet's nest
É, na verdade, viciante!
(Depois de o ler, talvez consiga explicar o título em português. Ou o título em inglês. Vou informar-me do título original...)
Es ist mir kalt!
E o frio voltou. Com ele, regressou mais roupa à minha cama e mais agasalhos a mim própria.
É uma "lapalissada", pois então, mas esta "friage" não inspira senhoras antigas.
terça-feira, 3 de abril de 2012
O tempo pergunta ao tempo...
No outro dia, em conversa com o L. acerca do que é a felicidade, dizia-me ele que, para além da saúde, o que mais nos faz felizes é ter tempo.
Pode ser o ponto de vista de gente já antiga, mas, efetivamente, percebermos que temos ainda tempo, com qualidade de vida, para sermos, fazermos, fruirmos é o mais importante. Essa é grande vantagem do pessoal mais novo: ainda tem muito tempo... Nós temos recordações.
domingo, 1 de abril de 2012
Gostei!
A minha caganita está quase de volta, já passaram os aniversários filiais e aconteceu um supimpa fim de semana na casa da minha L. Ela mimou-me bastante e, ontem, encontrámo-nos com o L. e o seu fantástico filho. Que agradável que foi!
Subscrever:
Mensagens (Atom)