domingo, 21 de dezembro de 2014

Deveras

Parece que a palavra "deveras"está moribunda. Esta e mais outras, como "ósculo", "cosmonauta", "cassette" e"obséquio". 
Vejamos: 
- "ósculo" até não me rala, faz-me lembrar miopia ou algum tipo de inseto;
- "cosmonauta" e "cassette" estão demodés e nem acho mal; afinal também já ninguém usa máquinas de escrever e ninguém parece ter saudades delas (eu tenho um pouquinho, confesso; era o meu PC na faculdade e perdi horas a datilografar trabalhos para entregar...);
- "obséquio", bem "obséquio" é um disfemismo nos dias de hoje - já ninguém tem a amabilidade de pedir "por favor", quanto mais por obséquio! Pensar-se-á que se trata de um insulto, certamente.
Mas  de "deveras" gosto! É uma palavra plena, assertiva. Vou lembrar-me de usar "deveras" muitas vezes, por exemplo:
"Estou deveras cheia!"
ou
"Quero deveras este livro!"
ou ainda
"És deveras parvo!"
Está decidido: usarei deveras esta palavra!

Sem comentários: