quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Água

 Há já alguns anos, dava apoio a um conjunto de alunos de várias nacionalidades. Havia um chinês, um venezuelano, uma ucraniana e uma moldava, se a memória não me falha. Nos 5 minutos sobrantes da aula, propus que partilhassem algumas palavras nas suas línguas maternas; por exemplo "água". Todos pronunciaram e escreveram no quadro a água dos seus países e, quando chegou a vez do Y. M., o brilhante aluno chinês que sabia mais gramática portuguesa do que os seus colegas portugueses (eu aproveitava para dizer à turma dele que era muito feliz por ter um aluno chinês que soubesse sempre responder às minhas questões de gramática!...), ouço-o perguntar:

- E a "setora" quer saber que "água"? A água da chuva, a água do rio, a água do mar, a água que bebemos, a água que corre... Que água quer, setora?

Nunca mais me esqueci da complexidade do mandarim, nem da grande verdade da inocente pergunta do meu brilhante Y.M....

A "água" é distinta. Sendo vida, ela é, também, frescura, saciedade, tranquilidade, turbulência, brilho, obstáculo... Mas ainda bem!

                                            Foto: Pinterest


   


Sem comentários: